Agradecemos a tod@s @s que nos
Testemunhos
Movimentos como o da ‘Saber Compreender’ são as novas iniciativas de pessoas que melhor se encaixam na chamada inovação social: sim, porque são eles – os excluídos das políticas públicas, mantidos à margem das decisões de outros que raramente os representam – são eles, quem deve erguer a voz e reclamar o direito inalienável de poder decidir sobre a sua própria condição. Enfim, sobre o seu projeto de vida.
Os nossos parabéns pela vossa força e missão!
Um abraço de amizade!
Difícil é encontrar um projeto como a Saber Compreender onde a dedicação e a entrega são superadas apenas pela exigência exercida na escolha dos seus voluntários e os alimentos que são entregues a quem mais precisa. Semana após semana, este grupo sai às ruas e entre o cuidado e a atenção estão a alegria e a partilha…
Juntam-se aos que vivem na/da rua num nível de igualdade com a consciência que é essa conversa plana e livre de preconceitos que faz com que todos os intervenientes se superem.
É assim que se traduz a Saber Compreender.
Queridos/as amigos/as
Em poucos lugares do mundo encontrei tanta dignidade como aquela que encontrei na Saber Compreender. Já estive em situações de destruição total e de ausência de sonhos. A Saber Compreender, mesmo nas situações mais difíceis, resgata esses sonhos que se vão perdendo e amplia a linha de futuro no horizonte. Convosco aprendi muito e espero continuar a apender. Reaprendi o verdadeiro significado da solidariedade e da amizade.
Sim, da amizade, porque é com ela que cuidam todos os dias do mundo.
Obrigada por existirem e por, ao continuarem, nos fazerem continuar convosco.
Um pensamento: (Ser Voluntário é esperar a partir das experiencias do outro).
O SOS Racismo tem ao longo da sua existência feito um trabalho de combate a todas as formas de discriminação.
O surgimento, no Porto, de uma associação como a Saber Compreender, que luta pela dignificação dos Direitos Humanos e que integra ativistas que iniciaram o seu percurso no SOS Racismo, é a certeza de que somos mais a caminhar juntos por uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.
Conheci o Christian em Março de 2013 em São Bento. Foi “amor à primeira vista”.
Aquele rapaz cheio de energia, com vontade de fazer coisas e mudar o mundo estava ali à minha frente pronto a abraçar todos os projetos que lhe pudessem aparecer à frente.
Começamos com um teatro-debate sobre xenofobia e discriminação e a partir daí perdi a noção da quantidade de ideias/projetos fantásticos que abraçamos juntos.
O Christian é um resiliente, uma força da natureza e uma pessoa com uma história de vida que podia ter corrido tão mal e agora…agora é um orgulho e um exemplo para muitas e muitos de nós.
Obrigada Christian pela tua luta, pela tua amizade e pela tua energia!
A CASO (Consumidores Associados Sobrevivem Organizados) gostaria de felicitar a Saber Compreender, associação que viu nascer e que tem acompanhado no seu desenvolvimento, no apoio sincero às pessoas em situação de sem abrigo.
Surge um conjunto de palavras associadas à Saber Compreender: Dedicação; Envolvimento; Amor; Parcerias; Ação; Investimento… esperamos que este sonho se continue a concretizar até não ser mais preciso.
Uma grande percentagem das pessoas em situação de sem abrigo teve ou tem consumos problemáticos de uma ou várias substâncias psicoativas, assim, e no âmbito da nossa missão de promover a saúde, os direitos e a dignidade das pessoas que usam substâncias psicoativas, particularmente as que se encontram em situações de maior vulnerabilidade, apoiamos e desejamos os maiores sucessos nesta constante luta contra a indiferença, a exclusão e a discriminação com que infelizmente muitas pessoas são forçadas a viver.
Muita força e boa energia!
P’la Direção da CASO
Queridos amig@s
A Saber Compreender parece-me uma organização de solidariedade com um sentir muito especial. actua, operacionalmente, quem conhece, quem sabe, quem sente. De burocracias nada, é pura operacionalidade interventiva e solidária. O que realmente importa. Gente simples, com sentir real, operacional e atento. Um verdadeiro exemplo para outras ONG’s.
Parabéns e continuação de bom trabalho solidário.
Um abraço
A visão e princípios de um Voluntariado sério, determinado, com base numa atitude de verdadeira cidadania, são o campo necessário desenvolver, para que a construção social da realidade se afine em função de uma sociedade mais igual, e, por isso, mais justa e mais solidária.
A Associação” Saber Compreender” tem sido exemplo disso, recolhendo da minha parte, até ao momento, a creditação pelas seguintes razões:
– Tendo como presidente e dinamizador Christian Georgescu, uma pessoa com experiência de ter vivido na rua a qual conheço desde essa altura, é demonstrativa de uma acção de esperança, de que é possível o Ser Humano, seja qual for a sua condição social, actuar solidariamente e com mais compreensão junto de quem mais precisa.
– Desenvolvendo uma acção voluntária cujo fim é o da integração social efectiva da pessoa e não o da acção pontual caritativa, acção essa da qual podemos ser testemunhas e para a qual a Voluntária Dora Filipa contribui com a sua capacidade organizativa, a Associação Saber Compreender manifesta capacidade de assiduidade e persistência no trabalho de combate aos fenómenos de relegação social que nos tornam pessoas muito vulneráveis.
– Porque não separa o campo da opção política, enquanto activista, associando-se à luta pelos Direitos Humanos, a Associação “Saber Compreender” marca todos os espaços dessa luta com a sua presença, provando que dar não se esgota numa acção individual, mas sobretudo passa por saber compreender todos os outros e por isso trabalha em rede.
-Por último, têm sido vários os momentos de manifesta prova de humildade e honestidade nos campos material e intelectual a que tenho assistido, dando assim garantias a quem se junta a esta Associação poder ter a certeza de informação sobre os seus actos com prova e por isso clara e transparente.
Há tarefas e funções que só serão bem sucedidas quando
executadas por boas pessoas, mais do que por bons/as profissionais.
No caso da Saber Compreender aliam-se estes dois aspetos à
genuinidade e altruísmo. Enquanto pessoa e enquanto profissional
considero-vos uma referência de luta e dedicação. Deixo um mimo
especial para alguém de quem não conseguimos apenas gostar e pelo
qual nos apaixonamos e guardamos também para nós: o meu/nosso
Chris. Chris, a família de sangue é muito pequena para o coração
que tu trazes dentro de ti e como tal, Deus está constantemente a
entregar-te novos elementos da tua família de coração para tu
cuidares e iluminares com a tua presença. Gosto muito de ti.
Tributo a Vítor Santos
Para ti “Mony”. Não sei se nesta vida existe uma palavra mais apropriada para te agradecer por tudo o que me ensinaste, por tudo que me mostraste e, por fim (e nunca terá um fim), me ensinaste a amar e a ver a vida de outra maneira. Desde o dia que te perdi, nunca me irei esquecer da promessa que te fiz!
O mundo perdeu uma pessoa, mas o céu ganhou um grande anjo!
Christian Georgescu